Carta Registrada Correios – Rastrear, O que é, Prazo, Preço, Valor

A carta registrada é um dos serviços oferecidos pelos Correios. Ela pode ser utilizada em inúmeras ocasiões, sendo uma alternativa com excelente custo-benefício.

Neste post, você saberá mais sobre a carta registrada, valores, prazos, como rastrear uma carta registrada e também como ela é amplamente utilizada dentro do Mercado Livre.

Por isso não deixe de ler até o final!

O que é Carta Registrada Correios?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é carta registrada. Esse é um serviço oferecido pelos Correios onde é possível enviar desde documentos até pequenos objetos.

Mas qual a diferença dela para as correspondências normais? Basicamente você pode acompanhar todo o trajeto dela desde o envio até ela chegar na sua casa.

Carta Registrada

Isso porque, ao despachar a carta registrada, você pagará um valor adicional e então ela receberá um código de rastreamento. Dessa forma, será possível acompanhar todo o trajeto dela até a sua residência.

As cartas convencionais não possuem esse tipo de vantagem.

Por conta desse diferencial, muitas pessoas optam pela Carta Registrada para enviar coisas pelo Mercado Livre. Mas atenção, não são todos os tipos de objetos que você pode enviar.

Além disso, há uma série de limitação quanto ao tipo de envelope. No Brasil esse tipo de serviço é mais voltado para o envio de documentos, revistas, fotos entre outros.

Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre como rastrear uma carta registrada, bem como fazer o cálculo para saber quanto custa esse tipo de envio.

Rastrear Carta Registrada

O grande diferencial dos correios carta registrada é o fato dela ser rastreável. Basta você usar o código que é gerado no momento de envio da correspondência seguindo o passo a passo abaixo:

Carta Registrada
  • Acesse o site http://www.correios.com.br/;
  • Na aba Encomendas e Logística, clique na opção rastreamento;
  • Em seguida digite o código de rastrear carta registrada.
  • Ele possui 13 caracteres, sendo 4 letrar e 11 números;
  • Clique em Buscar.

Pronto, você será redirecionado para uma nova janela onde será possível acompanhar o envio da sua correspondência. Uma coisa importante sobre o sistema de rastreamento. As informações são relativas ao horário que os dados entraram no sistema dos correios.

Apenas no caso do Sedex hoje ou Sedex 12 é que elas são fornecidas em tempo real.

Como Calcular Carta Registrada?

Para saber valor carta registrada, você deve acessar o site da empresa. Nele é possível fazer uma simulação online rápida e fácil. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Carta Registrada
  • Acesse esse link da carta registrada correios;
  • Informe a data de postagem do envelope;
  • Digite o CEP de origem;
  • Em seguida digite o cep de destino (Se não souber, faça a busca cep);
  • Selecione em tipo de serviço, a opção carta registrada.
  • Você será redirecionado para uma nova janela onde poderá verificar a carta registrada prazo.

Carta Registrada Prazo e Preços

Os preços e prazos da carta registrada variam muito. Isso porque, tudo vai depender das características do envelope e do conteúdo dele.

Você pode saber a média da carta registrada preço sem precisar fazer o tutorial acima.  Basta visualizar a tabela abaixo:

Carta Registrada
Nele é possível verificar todos os valores conforme o peso da correspondência, e os serviços escolhidos.

Muita gente não sabe, mas é possível contratar uma série de adicionais para a carta registrada. Um deles é a de entrega em mãos. Nele, apenas o destinatário poderá receber o objeto.

Um detalhe importante sobre a carta registrada, se ela tiver mais de 500 gramas, ela será cobrada com o valor de Sedex. E esse é um dos serviços mais caros dos Correios.

Se você quer enviar seu objeto sem correr o risco dele ter uma entrega muito cara, certifique-se que o envelope como um todo não vai pesar mais que 500 gramas. Caso isso não seja possível, vale mais à pena cogitar o envio via PAC (que é a entrega de objetos econômica dos correios).


Sem sombra de dúvidas a carta registrada Correios é uma opção mais barata de envio para quem trabalha com o Mercado Livre. Se a sua encomenda tiver até 500 gramas, ela pode sem enviada tranquilamente através do serviço.

Ela também é uma alternativa para quem deseja ter mais segurança no envio. Isso porque, com ela você poderá ficar de olho em todo o trajeto da correspondência, e o destinatário poderá se programar para receber a entrega.

Gostou do post? Tem mais alguma dúvida em relação a carta registrada? Então aproveite para deixa-la nos comentários e compartilhar conosco as suas dúvidas e sugestões sobre o assunto!

Deixe um comentário